Guia para o Chile: O que fazer, dicas e valores atualizados!

by Renan Medeiros

Durante o mês de junho de 2023, decidimos explorar as maravilhas de Santiago, no Chile. Portanto, embarcamos nesta jornada de 15 dias com o desejo de desvendar os segredos e encantos dessa cidade tão renomada no cenário turístico.

Logo ao chegar, fomos calorosamente recebidos pela energia vibrante de Santiago, uma metrópole que equilibra de forma harmoniosa a tradição e a modernidade. Adicionalmente, a cidade, estruturada em Comunas e Barrios e situada na região metropolitana, não apenas ostenta o título de capital chilena, mas também serve como um portal para as maravilhas naturais do país.

A princípio, estávamos um pouco incertos sobre quais aventuras Santiago nos reservava, mas rapidamente descobrimos que a cidade é muito mais do que um grande centro urbano. Por estar localizada no coração de uma região extremamente rica, Santiago nos presenteou com a proximidade das majestosas Cordilheiras dos Andes, vinícolas de renome mundial, incríveis estações de esqui e parques naturais de tirar o fôlego.

A cada dia, mergulhávamos mais profundamente na cultura local, explorando mercados tradicionais vibrantes e experimentando uma culinária que é um verdadeiro show a parte. E, claro, a hospitalidade do povo chileno só fez enriquecer ainda mais a nossa experiência.

Portanto, vamos compartilhar com vocês algumas das experiências que tivemos nessa fantástica viagem à capital chilena.

Visto e Viagem

Como somos de Curitiba, tivemos a vantagem de um voo rápido até o Chile, com apenas 3 horas de duração e sem necessidade de conexões, o que tornou a viagem ainda mais agradável. Além disso, quanto à entrada no país, o Chile dispensa a exigência de visto para nós, brasileiros. Portanto, optamos por utilizar somente nossas identidades, ao invés dos habituais passaportes. Adicionalmente, foi a primeira vez que escolhemos essa opção e, felizmente, tudo ocorreu de forma muito tranquila e sem contratempos.

No entanto, vale lembrar que para viajar apenas com a identidade, é necessário que esta tenha sido emitida há menos de 10 anos e, além disso, identidades militares não são aceitas para viagens internacionais. Portanto, caso o seu documento não atenda a esses requisitos, a utilização do passaporte será indispensável.

Moeda e Câmbio

A moeda em circulação oficial no Chile é o peso chileno. Além disso, durante a nossa visita em junho de 2023, observamos que a cotação estava variando, então é sempre bom ficar atento às flutuações.

Recomendamos que, para realizar o câmbio, vocês visitem a Calle Agustinas, localizada no centro de Santiago. Adicionalmente, essa rua é conhecida por oferecer as melhores taxas de câmbio, e entre as casas de câmbio disponíveis, sugerimos a JM Cambio e a Laser, ambas são confiáveis e nunca registraram incidentes com cédulas falsas!

Se vocês estiverem na cidade durante o final de semana, há opções de Casas de Câmbio no Shopping Parque Arauco e no Costanera Center.

Um conselho valioso: evitem fazer câmbio no aeroporto ou trazer pesos chilenos do Brasil, a não ser em casos de extrema necessidade. Portanto, as taxas são significativamente mais baixas comparadas às oferecidas na Calle Agustinas. Portanto, esteja atento às opções para obter a melhor taxa de câmbio durante a sua viagem a Santiago.

Qual é melhor: levar dólar ou real?

Na nossa viagem de junho de 2023, avaliamos as opções e concluímos que levar real foi a escolha mais acertada. Além disso, na época, a cotação do dólar estava bastante elevada e, após fazer as contas, percebemos que levar dólares resultaria em perdas no câmbio. No entanto, se você já possui euros ou dólares guardados de outras viagens, pode ser vantajoso levá-los!

Atualmente, com as opções de cartões internacionais como C6Bank, Wise e Nomad Bank, ficou muito mais prático e econômico levar dinheiro para o exterior, reduzindo as taxas. Por exemplo, nós optamos por manter nosso dinheiro em dólar no cartão, evitando a necessidade de câmbio em espécie. Além disso, conseguimos fazer a conversão utilizando a cotação do dólar comercial, que é mais vantajosa que a do turismo, em todos os destinos que visitamos, independentemente da moeda local. Portanto, para nós, essa estratégia tem sido bastante vantajosa e foi assim que procedemos durante nossa estadia em Santiago, no mês de junho de 2023.

Onde se Hospedar

Centro de Santiago

Hotel Casa Zañartu

Na nossa primeira visita a Santiago, decidimos, com base nas recomendações, ficar no coração da cidade. Optamos pelo charmoso e histórico Hotel Casa Zañartu, estrategicamente localizado próximo ao metrô e diversos pontos turísticos. O centro também oferece opções econômicas como o Hostal La Casa Rosa e o Santiago Backpackers. A mobilidade a pé é uma vantagem, além de uma variedade de restaurantes acessíveis.

Providencia

Este bairro é famoso por seu ambiente jovem e pela proximidade a diversos restaurantes e ao Shopping Costanera. Algumas sugestões de hospedagem são o Hostal Providencia, Egali Hostel Santiago e os hotéis Diego de Almagro e Ladera Boutique.

Bellavista

Conhecido por ser um ponto turístico e boêmio, Bellavista é ideal para quem ama a vida noturna, com destaque para o Pátio Bellavista e a Rua Pio Nono. Algumas opções de estadia são os Bellavista Apartments, The Aubrey Boutique Hotel e o Tinto Boutique Hotel.

Lastarria

Hotel MontCarlo no bairro Lastarria

Este bairro, parte do centro e com uma vibe boêmia, oferece diversas lojas e restaurantes charmosos, além de estar próximo ao Cerro Santa Lúcia. Algumas opções de hospedagem são o Poker Hostal, Hotel Luciano K, e The Singular Santiago e MontCarlo Hotel.

Outras Opções

Para mais alternativas, explore a Rua Paris com Londres, Barrio Itália e Las Condes. Cada bairro tem sua personalidade única e uma variedade de opções de hospedagem.

Dicas Adicionais
  • Para quem viaja com orçamento limitado, hostels são uma ótima opção.
  • Famílias podem buscar hotéis com estruturas como piscinas ou playgrounds.
  • Viajantes a negócios podem se beneficiar de hotéis com centros de negócios.

Melhor Época para Visitar Santiago!

Frio e Neve: Maio a Setembro

Se a sua ideia é aproveitar o frio e se aventurar em esportes de neve, o período de final de maio a setembro é o seu momento! Nós fomos em julho e tivemos dias bem agradáveis, com um frio suportável durante o dia, mas prepare-se, pois as noites podem ser bem geladas, com temperaturas chegando a ser negativas!

👉 Dica: Vale lembrar que o inverno é a época mais chuvosa. Então, se por acaso chover, aproveite para visitar os mirantes mais próximos e admirar a cidade sem a habitual neblina intensificada pela poluição.

Flores e Temperaturas Agradáveis: Outubro a Janeiro

De outubro a janeiro, as vinícolas estão em plena floração, e o clima fica mais quente e agradável. Para quem deseja apreciar as belezas naturais da cidade sem enfrentar o extremo frio, essa é a época perfeita!

Altas Temperaturas e Colheita de Uvas: Fevereiro

Já em fevereiro, as vinícolas se enchem de uvas, e as colheitas se iniciam. É uma fase linda para se visitar Santiago, e confesso que ficamos bastante curiosos para retornar e vivenciar essa temporada!

Veja também...

Deixar um comentário